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Eu agradeço em nome do Professor a todos que visitam seu site e faço um convite: Quem ja tem Facebooc me procure e compartilhe comigo, meu indereço no Facebooc é o mesmo do site; sebastiaothome@empd.com.br e quem ainda não tem Facobook é só se cadastrar e seja bem vindo em nome do Senhor, é gratis.

O Facebook, como a família de Deus é uma grande família, a família de Deus é formada por todas as nações, Mateus [24] 30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. [25] 31 Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. Antes do pecado só havia ovelhas na família de Deus, porém, depois do pecado e a maldição da terra, entrou os cabritos na família de Deus, os quais serão lançados no inferno quando da vinda de Jesus, Gênesis [3] 13 Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi. 16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua concepção; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em consequença disto em toda família sem a Sabedoria Divina, cada membro escolhe seu próprio caminho, por isto se espalham. No Facebook não é diferente e o pior é que muitos inocentes compartilham sem sabedoria por isto compartilham para piorar, a maioria não entendem o que estou dizendo, está correto, só Deus pode dar o entendimento com Sabedoria Divina, quem quiser buscar entendimento do que digo: Jó e vão encontrar 4 amigos que compartilháram com ele em sua provação: Jó [2] 11 Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo esse mal que lhe havia sucedido, vieram, cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, Bildade o suíta e Zofar o naamatita; pois tinham combinado para virem condoer-se dele e consolá-lo. E, levantando de longe os olhos e não o reconhecendo, choraram em alta voz; e, rasgando cada um o seu manto, lançaram pó para o ar sobre as suas cabeças. E ficaram sentados com ele na terra sete dias e sete noites; e nenhum deles lhe dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande. Estes três amigos não só; choraram, rasgaram seus mantos, lançaram pó mas ficaram com ele sete dias, porem, quando Deus repreendeu Jó, repreendeu também os três amigos condolentes. Este é o perigo de querer inventar soluções ao invés de buscar e confiar na Palavra de Deus. O quarto amigo falou com sabedoria e eu ao contrario do que fazia com Jó e os três amigos, repreendendo-os, quando comessei a ouvir Eliú eu vibrei dizendo: Este fala com Sabedoria e vibrei mais ainda quando Deus repreendeu Jó e os três hipócritas e nem tocou no nome de Eliú, “aleluia” quando a pessoa fala com Sabedoria Deus não se manifesta, pois, a maior bençam que ele tem para dar é sua Sabedoria e a pessoa fala com Sabedoria Divina já recebeu a maior bençam e não carece de outras menores. JÓ [32] E aqueles três homens cessaram de responder a Jó; porque era justo aos seus próprios olhos. Então se acendeu a ira de Eliú, filho de Baraquel, o buzita, da família de Rão; acendeu-se a sua ira contra Jó, porque este se justificava a si mesmo, e não a Deus. Também contra os seus três amigos se acendeu a sua ira, porque não tinham achado o que responder, e contudo tinham condenado a Jó. Ora, Eliú havia esperado para falar a Jó, porque eles eram mais idosos do que ele. Quando, pois, Eliú viu que não havia resposta na boca daqueles três homens, acendeu-se-lhe a ira. Então respondeu Eliú, filho de Baraquel, o buzita, dizendo: Eu sou de pouca idade, e vós sois, idosos; arreceei-me e temi de vos declarar a minha opinião. Dizia eu: Falem os dias, e a multidão dos anos ensine a sabedoria. Há, porém, um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz entendido.

Não são os velhos que são os sábios, nem os anciãos que entendem o que é reto. Pelo que digo: Ouvi-me, e também eu declararei a minha opinião. Eis que aguardei as vossas palavras, escutei as vossas considerações, enquanto buscáveis o que dizer. Eu, pois, vos prestava toda a minha atenção, e eis que não houve entre vós quem convencesse a Jó, nem quem respondesse às suas palavras; pelo que não digais: Achamos a sabedoria; Deus é que pode derrubá-lo, e não o homem. Ora ele não dirigiu contra mim palavra alguma, nem lhe responderei com as vossas palavras. Estão pasmados, não respondem mais; faltam-lhes as palavras. Hei de eu esperar, porque eles não falam, porque já pararam, e não respondem mais? Eu também darei a minha resposta; eu também declararei a minha opinião. Pois estou cheio de palavras; o espírito dentro de mim me constrange. Eis que o meu peito é como o mosto, sem respiradouro, como odres novos que estão para arrebentar. Falarei, para que ache alívio; abrirei os meus lábios e responderei: Que não faça eu acepção de pessoas, nem use de lisonjas para com o homem. Porque não sei usar de lisonjas; do contrário, em breve me levaria o meu Criador.Jó[33] Ouve, pois, as minhas palavras, ó Jó, e dá ouvidos a todas as minhas declarações. Eis que já abri a minha boca; já falou a minha língua debaixo do meu paladar. As minhas palavras declaram a integridade do meu coração, e os meus lábios falam com sinceridade o que sabem. O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida. Se podes, responde-me; põe as tuas palavras em ordem diante de mim; apresenta-te. Eis que diante de Deus sou o que tu és; eu também fui formado do barro. Eis que não te perturbará nenhum medo de mim, nem será pesada sobre ti a minha mão. Na verdade tu falaste aos meus ouvidos, e eu ouvi a voz das tuas palavras. Dizias: Limpo estou, sem transgressão; puro sou, e não há em mim iniqüidade. Eis que Deus procura motivos de inimizade contra mim, e me considera como o seu inimigo. Põe no tronco os meus pés, e observa todas as minhas veredas. Eis que nisso não tens razão; eu te responderei; porque Deus é maior do que o homem. Por que razão contendes com ele por não dar conta dos seus atos? Pois Deus fala de um modo, e ainda de outro se o homem não lhe atende. Em sonho ou em visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, quando adormecem na cama; então abre os ouvidos dos homens, e os atemoriza com avisos, para apartar o homem do seu desígnio, e esconder do homem a soberba; para reter a sua alma da cova, e a sua vida de passar pela espada. Também é castigado na sua cama com dores, e com incessante contenda nos seus ossos; de modo que a sua vida abomina o pão, e a sua alma a comida apetecível. Consome-se a sua carne, de maneira que desaparece, e os seus ossos, que não se viam, agora aparecem. A sua alma se vai chegando à cova, e a sua vida aos que trazem a morte. Se com ele, pois, houver um anjo, um intérprete, um entre mil, para declarar ao homem o que lhe é justo, então terá compaixão dele, e lhe dirá: Livra-o, para que não desça à cova; já achei resgate. Sua carne se reverdecerá mais do que na sua infância; e ele tornará aos dias da sua juventude. Deveras orará a Deus, que lhe será propício, e o fará ver a sua face com júbilo, e restituirá ao homem a sua justiça. Cantará diante dos homens, e dirá: Pequei, e perverti o direito, o que de nada me aproveitou. Mas Deus livrou a minha alma de ir para a cova, e a minha vida verá a luz. Eis que tudo isto Deus faz duas e três vezes para com o homem, para reconduzir a sua alma da cova, a fim de que seja iluminado com a luz dos viventes. Escuta, pois, ó Jó, ouve-me; cala-te, e eu falarei. Se tens alguma coisa que dizer, responde-me; fala, porque desejo justificar-te. Se não, escuta-me tu; cala-te, e ensinar-te-ei a sabedoria. [34] Prosseguiu Eliú, dizendo: Ouvi, vós, sábios, as minhas palavras; e vós, entendidos, inclinai os ouvidos para mim. Pois o ouvido prova as palavras, como o paladar experimenta a comida. O que é direito escolhamos para nós; e conheçamos entre nós o que é bom. Pois Jó disse: Sou justo, e Deus tirou-me o direito. Apesar do meu direito, sou considerado mentiroso; a minha ferida é incurável, embora eu esteja sem transgressão. Que homem há como Jó, que bebe o escárnio como água, que anda na companhia dos malfeitores, e caminha com homens ímpios? Porque disse: De nada aproveita ao homem o comprazer-se em Deus. Pelo que ouvi-me, vós homens de entendimento: longe de Deus o praticar a maldade, e do Todo-Poderoso o cometer a iniqüidade! Pois, segundo a obra do homem, ele lhe retribui, e faz a cada um segundo o seu caminho. Na verdade, Deus não procederá impiamente, nem o Todo-Poderoso perverterá o juízo. Quem lhe entregou o governo da terra? E quem lhe deu autoridade sobre o mundo todo? Se ele retirasse para si o seu espírito, e recolhesse para si o seu fôlego, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó. Se, pois, há em ti entendimento, ouve isto, inclina os ouvidos às palavras que profiro. Acaso quem odeia o direito governará? Quererás tu condenar aquele que é justo e poderoso? aquele que diz a um rei: Ó vil? e aos príncipes: Ó ímpios? que não faz acepção das pessoas de príncipes, nem estima o rico mais do que o pobre; porque todos são obra de suas mãos? Eles num momento morrem; e à meia-noite os povos são perturbados, e passam, e os poderosos são levados não por mão humana. Porque os seus olhos estão sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos. Não há escuridão nem densas trevas, onde se escondam os obradores da iniqüidade. Porque Deus não precisa observar por muito tempo o homem para que este compareça perante ele em juízo. Ele quebranta os fortes, sem inquirição, e põe outros em lugar deles. Pois conhecendo ele as suas obras, de noite os transtorna, e ficam esmagados. Ele os fere como ímpios, à vista dos circunstantes; porquanto se desviaram dele, e não quiseram compreender nenhum de seus caminhos, de sorte que o clamor do pobre subisse até ele, e que ouvisse o clamor dos aflitos. Se ele dá tranqüilidade, quem então o condenará? Se ele encobrir o rosto, quem então o poderá contemplar, quer seja uma nação, quer seja um homem só? para que o ímpio não reine, e não haja quem iluda o povo. Pois, quem jamais disse a Deus: Sofri, ainda que não pequei; o que não vejo, ensina-me tu; se fiz alguma maldade, nunca mais a hei de fazer? Será a sua recompensa como queres, para que a recuses? Pois tu tens que fazer a escolha, e não eu; portanto fala o que sabes. Os homens de entendimento dir-me-ão, e o varão sábio, que me ouvir: Jó fala sem conhecimento, e às suas palavras falta sabedoria. Oxalá que Jó fosse provado até o fim; porque responde como os iníquos. Porque ao seu pecado acrescenta a rebelião; entre nós bate as palmas, e multiplica contra Deus as suas palavras. [35] Disse mais Eliú: Tens por direito dizeres: Maior é a minha justiça do que a de Deus? Porque dizes: Que me aproveita? Que proveito tenho mais do que se eu tivera pecado? Eu te darei respostas, a ti e aos teus amigos contigo. Atenta para os céus, e vê; e contempla o firmamento que é mais alto do que tu. Se pecares, que efetuarás contra ele? Se as tuas transgressões se multiplicarem, que lhe farás com isso? Se fores justo, que lhe darás, ou que receberá ele da tua mão? A tua impiedade poderia fazer mal a outro tal como tu; e a tua justiça poderia aproveitar a um filho do homem. Por causa da multidão das opressões os homens clamam; clamam por socorro por causa do braço dos poderosos. Mas ninguém diz: Onde está Deus meu Criador, que inspira canções durante a noite; que nos ensina mais do que aos animais da terra, e nos faz mais sábios do que as aves do céu? Ali clamam, porém ele não responde, por causa da arrogância dos maus. Certo é que Deus não ouve o grito da vaidade, nem para ela atentará o Todo-Poderoso. Quanto menos quando tu dizes que não o vês. A causa está perante ele; por isso espera nele. Mas agora, porque a sua ira ainda não se exerce, nem grandemente considera ele a arrogância, por isso abre Jó em vão a sua boca, e sem conhecimento multiplica palavras. [36] Prosseguiu ainda Eliú e disse: Espera-me um pouco, e mostrar-te-ei que ainda há razões a favor de Deus. De longe trarei o meu conhecimento, e ao meu criador atribuirei a justiça. Pois, na verdade, as minhas palavras não serão falsas; contigo está um que tem perfeito conhecimento. Eis que Deus é mui poderoso, contudo a ninguém despreza; grande é no poder de entendimento. Ele não preserva a vida do ímpio, mas faz justiça aos aflitos. Do justo não aparta os seus olhos; antes com os reis no trono os faz sentar para sempre, e assim são exaltados. E se estão presos em grilhões, e amarrados com cordas de aflição, então lhes faz saber a obra deles, e as suas transgressões, porquanto se têm portado com soberba. E abre-lhes o ouvido para a instrução, e ordena que se convertam da iniqüidade. Se o ouvirem, e o servirem, acabarão seus dias em prosperidade, e os seus anos em delícias. Mas se não o ouvirem, à espada serão passados, e expirarão sem conhecimento. Assim os ímpios de coração amontoam, a sua ira; e quando Deus os põe em grilhões, não clamam por socorro. Eles morrem na mocidade, e a sua vida perece entre as prostitutas. Ao aflito livra por meio da sua aflição, e por meio da opressão lhe abre os ouvidos. Assim também quer induzir-te da angústia para um lugar espaçoso, em que não há aperto; e as iguarias da tua mesa serão cheias de gordura. Mas tu estás cheio do juízo do ímpio; o juízo e a justiça tomam conta de ti. Cuida, pois, para que a ira não te induza a escarnecer, nem te desvie a grandeza do resgate. Prevalecerá o teu clamor, ou todas as forças da tua fortaleza, para que não estejas em aperto? Não suspires pela noite, em que os povos sejam tomados do seu lugar. Guarda-te, e não declines para a iniqüidade; porquanto isso escolheste antes que a aflição. Eis que Deus é excelso em seu poder; quem é ensinador como ele? Quem lhe prescreveu o seu caminho? Ou quem poderá dizer: Tu praticaste a injustiça? Lembra-te de engrandecer a sua obra, de que têm cantado os homens. Todos os homens a vêem; de longe a contempla o homem. Eis que Deus é grande, e nós não o conhecemos, e o número dos seus anos não se pode esquadrinhar. Pois atrai a si as gotas de água, e do seu vapor as destila em chuva, que as nuvens derramam e gotejam abundantemente sobre o homem. Poderá alguém entender as dilatações das nuvens, e os trovões do seu pavilhão? Eis que ao redor de si estende a sua luz, e cobre o fundo do mar. Pois por estas coisas julga os povos e lhes dá mantimento em abundância. Cobre as mãos com o relâmpago, e dá-lhe ordem para que fira o alvo. O fragor da tempestade dá notícia dele; até o gado pressente a sua aproximação.     

continua